• Thâmillys

Minecraft em sala de aula: Realidade ou Utopia?

Atualizado: 9 de Set de 2019

Minecraft não é mais uma novidade no campo da aprendizagem baseada em jogos. Muitos professores têm experimentado diferentes maneiras de usá-lo. Seja para ensinar conceitos matemáticos como proporções, ou para apoiar a criatividade e a colaboração do aluno. Atualmente existe o Minecraft Education Edition (https://education.minecraft.net/get-started/) que possui recursos de vídeos, tutoriais e dicas para inserir este jogo no ambiente de ensino aprendizagem. O importante é que o minecraft em sala de aula já é uma realidade, e iremos deixar aqui algumas estratégias para que você utilize essa ferramenta em benefício da sua aula.



Dar vida ao Ensino

Uma das maneiras de ensinar é através da experimentação. No ensino de História por exemplo, pode-se buscar estruturas tridimensionais já existentes sobre locais e arquiteturas famosas, e incorporá-los ao jogo para uma ‘viagem’ a estes locais. Ou ainda, incentivar os alunos a criarem os lugares e tempos históricos de acordo com descrições prévias.


Ética Digital

Que tal incentivar os seus alunos a jogarem de maneira colaborativa e ética? Com o minecraft você pode incentivá-los a manter uma linguagem educada, sendo participativos e ajudando os colegas que possuírem dificuldades durante as partidas.


Leitura e Escrita

O minecraft possui ferramentas de adição de texto, aproveite este recurso e desafie os seus alunos a criarem sua estória e narração. Assim, será possível trabalhar conceitos de leitura, interpretação e escrita de textos. E para engajar ainda mais, faça uma exposição com os trabalhos finais. Eles irão se sentir verdadeiros escritores!


Interpretação e Pensamento crítico

E já que falamos em interpretação de textos, você pode ainda propor que eles criem uma visualização. Eles podem reconstruir várias configurações de um texto e até recriar cenas e traçar eventos. Também é possível usar essas recriações para fazer uma apresentação ou fazer previsões sobre o que pode acontecer a seguir e, então, realmente criar essas previsões no jogo.

Os leitores devem fazer inferências, examinar o ponto de vista, interpretar palavras e analisar como um texto funciona. Embora os jogos possam ser leves na leitura, os alunos devem usar os mesmos tipos de habilidades no Minecraft e em outros jogos.


Resolução de Problemas e Matemática

Como os padrões de leitura, os padrões de matemática exigem resolução de problemas complexos e pensamento crítico. Os professores podem usar o Minecraft para desenvolver as habilidades necessárias para a competência matemática. Um exemplo é através da resolução de problemas. O Minecraft exige isso e os alunos podem criar desafios entre si.



Ao considerar o uso do Minecraft na sala de aula, tenha em mente os objetivos específicos para a implementação. Não se esqueça de reservar tempo para estabelecer normas e expectativas (e principalmente conhecer o jogo). Peça aos alunos que ensinem uns aos outros. Peça-lhes que ensinem se você precisar de ajuda (afinal, nós professores estamos em processo de constante aprendizagem). E se você estiver preocupado sobre como os pais podem se sentir em relação ao jogo, convide-os para a sala de aula para ver o trabalho que os alunos estão fazendo.

Tem havido grandes experimentos com Minecraft na sala de aula, e podemos aprender uns com os outros a usar o jogo para melhor apoiar o aprendizado dos alunos. Como você já usa o Minecraft na sala de aula? Como você pode usá-lo no futuro de maneiras novas e inovadoras?


#minecraft #learninggames #edtech

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2019 by Mundo4D

Entre em contato com o Mundo4D!

contato@mundo4d.com.br