top of page
  • Foto do escritorLeonardo Freund

O que esperar das escolas em 2021?


Começa o ano! Tudo incerto. Embora tenhamos esperança sobre as vacinas, não temos, ainda neste presente momento, como saber qual será o andamento deste ano para as escolas. Pode ter a volta em Março, ou pode ser depois de Julho, vai saber!


Mas o que, de fato, importa agora é como lidaremos com essa incerteza. Quais caminhos e formas que podemos escolher para que esse tempo de espera se torne útil e produtivo. Não apenas por pressão social, ou pela necessidade de se sentir útil, mas pela questão de que precisamos lembrar de que os anos iniciais da vida da criança são os anos que ela mais absorve conteúdos e informações e não podemos deixar que os acontecimentos deixem essa fase da vida ser afetada!

Pensando nisso, a meu ver, conteúdos tradicionais talvez entediem as crianças mais do que as mantenham estimuladas, isso porque é bastante parado, monótono e um pouco difícil de focar em casa, e as vezes sozinhos pode ser bem difícil. Talvez uma melhor opção seja focar em atividades que desenvolvam habilidades para lidar com o inesperado, que ajudem a resolver conflitos de diversas naturezas e que, também, possa desenvolver habilidades socioemocionais para que exista foco, paciência e calma na hora de resolver esses desafios.


Se você chegou até este texto, deste blog, talvez você esteja realmente pensando exatamente no que estamos colocando aqui. E como estamos escrevendo sobre formas de lidar com a educação na pandemia e as crianças em casa, preocupados com essa temática que realmente é uma incógnita, talvez seja a hora de tentarmos adquirir novos costumes e habilidades que não nos são ensinadas nas escolas, que fortalecem ações promissoras em situações diversas.


Na série de quatro textos Habilidades que as escolas não ensinam”, falamos sobre algumas questões que seriam de extrema importância para que todas as crianças, inclusive nós, adultos, pudéssemos desenvolver. Os textos são colocados de forma a pensar na criança e adolescente, porém, na sociedade atual, é nítido como existe uma carência dessas habilidades e características em quase todas as pessoas. Por isso, se puder, deixe uns minutos de qualidade para a leitura desses textos. Para ser direcionado a eles, basta clicar no link no começo deste parágrafo.


Em contrapartida, por mais que pareça propaganda – e na verdade é mas queremos ir além disso e falar do que realmente acreditamos –, durante o ano de 2020 conseguimos desenvolver e calibrar o nosso produto que hoje está em mais de 60 cidades pelo Brasil todo.


A nossa LIGA MAKER surgiu como uma forma dos pais que já estavam caminhando com a gente, conseguirem encontrar materiais para que as suas crianças pudessem acompanhar todas as atividades presentes em nosso site.


E, à partir disso, começamos a perceber que existia uma demanda e que, muito provavelmente, era a forma mais eficaz de somar atividades maker, aula online e desenvolvimento de habilidade socioemocionais e aprendizado de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (a famosa sigla STEAM, em inglês) em casa. Tudo isso conseguindo entreter as crianças com um conteúdo que realmente consegue trazer aprendizados capazes de ensiná-las de forma construtiva, divertida e que tenha a absorção dos conteúdos de forma natural.

Nossos materiais são selecionados por nossa curadoria de atividades, prototipadas e testadas inúmeras vezes e de diversas formas, tudo pensando na experiência das crianças (e segurança!). Então, temos o cuidado de enviar atividades que sejam elaboradas mas que sejam adequadas à idade e desenvolvimento de cada um. Nossos kits são separados por níveis e os pais podem escolher de acordo com o que acharem que faz mais sentido para os seus filhos. Algumas escolas também adotaram o nossos kits como forma de trazer inovações e atividades que realmente sejam significativas para seus alunos que estão em casa. E por aí vai.


E, como nesse começo de ano de 2021, nesta primeira semana de Janeiro, não se tem informações e nem previsão de quando voltaremos às aulas presenciais, de fato, a LIGA MAKER é uma ótima pedida (entre tantas outras apresentadas nos textos indicados).

Esperamos que você tenha aproveitado essas ideias! E busque conhecer nossas diversas atividades, além da Liga Maker, em no nosso site!

0 comentário
bottom of page