top of page
  • Foto do escritorMundo4D

10 Mentiras que as crianças contam – PARTE I: Por que elas mentem?

Atualizado: 9 de set. de 2019


Tudo que um pai ou mãe mais desejam é encontrar a palavra “normal” em um texto sobre o comportamento do filho. Kang Lee, diretor do Instituto de Estudos da Criança da Universidade de Toronto, no Canadá, realiza esse desejo através de suas pesquisas, afirmando que: “criança mentir é normal”. Mas, o que leva a criança a adotar esse comportamento?


A maioria dos pais acredita que as crianças mentem para conseguir algo que querem, evitar uma consequência ou sair de algo que não querem fazer. Essas são motivações comuns, mas também há algumas razões menos óbvias pelas quais as crianças podem não dizer a verdade - ou pelo menos toda a verdade.


Para testar um novo comportamento


O Dr. Rouse diz que uma das razões pelas quais as crianças mentem é porque descobriram essa nova ideia e estão experimentando, assim como fazem com a maioria dos tipos de comportamento, para ver o que acontece. "Eles vão se perguntar, o que acontece se eu mentir sobre essa situação?", “O que vou ganhar com isso? Do que isso me tira?”


Para aumentar a auto-estima e obter aprovação


Crianças que não têm confiança podem pensar que mentiras grandiosas e impressionantes os tornam especiais ou talentosas, usam isso para inflar sua auto-estima e fazer com que elas pareçam boas aos olhos dos outros. O Dr. Rouse relembra tratar um aluno da oitava série que estava exagerando descontroladamente em 80% das vezes: "Ele sempre contava experiências incríveis que não estavam dentro dos limites plausíveis". Por exemplo, o garoto dizia que havia ido a uma festa de um amiguinho e todos começaram a cantar para ele quando ele entrou pela porta e entregaram os presentes do amigo para ele levar para casa.


Para tirar o foco de si


Crianças com ansiedade ou depressão podem mentir sobre seus sintomas para tirar os holofotes deles, observa Dr. Rouse. Ou eles podem minimizar seus problemas, dizendo algo como "Não, não dormi bem ontem à noite" porque eles não querem que as pessoas se preocupem com eles.

Falando antes que eles pensem


A doutora Carol Brady, PhD, psicóloga clínica e colunista regular da revista ADDitude, que trabalha com muitas crianças com TDAH. Ela afirma que “Uma das marcas comportamentais de crianças com TDAH é falar antes de pensar, e muitas vezes isso às leva a mentir.”


Às vezes as crianças podem realmente acreditar que fizeram alguma coisa e dizer o que parece ser uma mentira, acrescenta a Dr. Brady. “Às vezes eles simplesmente esquecem. Tenho filhos que dizem: 'Para falar a verdade, pensei que tinha feito o dever de casa. Eu realmente achei que sim.” Quando isso acontece, eles precisam de ajuda para complementar sua memória usando técnicas como listas de verificação, prazos e organizadores.


Mentiras brancas


Apenas para tornar as coisas ainda mais complicadas, em certas situações, os pais encorajam as crianças a contar uma mentirinha branca para poupar os sentimentos de alguém. Como quando alguém está muito doente. Neste caso, a mentira branca e quando usá-la caem sob o guarda-chuva de habilidades sociais e cabe aos pais explicar aos filhos cada uma das situações.


As 10 mentiras mais comuns que as crianças contam:


Será a primeira coisa que farei amanhã – Adiar tarefas que consideram chatas;

Você está tão lindo(a) hoje – Isenção de punição por erros;

Eu não fiz isso! Foi o Júpiter (amigo imaginário) – Mente imaginativa;

Já fiz a tarefa / Não me deram nenhuma tarefa – Preguiça ou ansiedade por outras atividades;

Estou com muita dor! – Chamar atenção dos pais/livrar-se de alguma responsabilidade

Comecei a fazer isso agora – Quando querem continuar a fazer uma atividade que consideram divertida;

Isso aí não é meu, alguém colocou na minha mochila?! – Transferência de responsabilidade;

Mas eu não fiz nada, é a professora que pega no meu pé – Isenção de punição por erros;

Quando eu cheguei já estava quebrado, eu juro! – Isenção de punição por erros;

Não me deixa de castigo, eu prometo que não vou fazer de novo – Isenção de punição por erros.


Se você já ouviu uma ou mais mentiras como essa, e quer saber como lidar com essas situações, fique atento que na próxima semana terá a parte II – como lidar com as mentiras das crianças.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page