Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2019 by Mundo4D

Entre em contato com o Mundo4D!

contato@mundo4d.com.br

  • Thâmillys

As 07 características do Professor do Século XXI

Atualizado: 9 de Set de 2019

Os avanços tecnológicos afetaram muitas áreas de nossas vidas: a maneira como nos comunicamos, colaboramos, aprendemos e, é claro, ensinamos. Esses avanços exigiram uma expansão de nosso vocabulário, produzindo definições como nativos digitais, imigrantes digitais e o tópico deste post - "professor do século XXI".


Enquanto escrevo este post, estou tentando lembrar se alguma vez ouvi frases como "professor do século XX" ou "professor do século XIX". Uma pesquisa rápida no Google me assegura que essa combinação de palavras não é comum. Mudar o "XX" para o "XXI" traz resultados diferentes: Escola do século XXI, Educação do século XXI, Professora do século XXI, Habilidades do século XXI - tudo lá! Em seguida, procurei por hashtags do Twitter e Instagram, e os resultados foram os mesmos; nada para o "professor do século XX", mas muito para o "XXI": #teacher21, #Professordoseculo21, #Educacaodoseculo21.

Obviamente, ensinar no século 21 é um fenômeno totalmente diferente. Antes o aprendizado não acontecia do jeito que está agora - em todos os lugares, o tempo todo, em qualquer tópico possível, apoiando qualquer estilo ou preferência de aprendizado. Mas o que significa ser um professor do século 21?


Abaixo estão 07 características de um professor do século XXI:


1. Sala de aula centrada no aluno e instruções personalizadas

Como os alunos têm diferentes personalidades, objetivos e necessidades, oferecer instruções personalizadas não é apenas possível, mas também desejável. Assim o aluno deixa de ser um observador e passa a ser um construtor do seu conhecimento.

2. Aprende novas tecnologias

Usar ferramentas digitais e fazer do aluno um participante ativo e engajado na sala de aula tem provado ser de muito mais valor e importância para a sua aprendizagem e sucesso a longo prazo. Muito mais do que o papel tradicional de doador de fatos que os professores têm realizado nos últimos dois séculos.

3. Inovar

Expandir expandir a caixa de ferramentas de ensino e tentar novas maneiras de ensino, como ensinar com mídias sociais ou substituir livros didáticos por recursos da web. Não por causa das ferramentas, mas por causa dos alunos!

4. Trabalhar bem em equipe

Assim como em outras áreas, o trabalho em equipe é essencial para os docentes do século XXI. Compartilhar experiências com outros educadores e estar sempre aberto a aprender, até mesmo com os próprios alunos, é importante para que os professores aprimorem suas práticas em sala de aula.

5. Tem uma boa formação acadêmica e cultural

A qualificação e a renovação dos conhecimentos dos professores sempre foram uma premissa para se alcançar a excelência acadêmica. Nos dias de hoje, os docentes precisam apresentar um vasto reportório cultural pedagógico e metodológico para os seus alunos, pois são eles, em parceria com as famílias, os responsáveis por entusiasmar, motivar, orientar e ensinar os estudantes sobre os mais diversos assuntos, indo muito além dos conteúdos acadêmicos.

6. Flexível

O professor do século XXI é capaz de se adaptar. Ensinar é uma carreira que praticamente permaneceu igual nas últimas décadas. As ferramentas mudaram ao longo dos anos (os quadros inteligentes substituíram os quadros-negros, os tablets substituíram os livros didáticos), mas a prática não mudou. O professor do século XXI é capaz de analisar sua prática e adaptar-se com base nas necessidades de seus alunos.

7. Conecta-se

Mais uma vez, as ferramentas de hoje nos permitem conectar qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento. Tem uma pergunta para um especialista ou colega? Basta conectar-se via mídia social: siga, participe, compartilhe!


A aprendizagem do século XXI significa ensinar como você fez nos séculos passados, mas com ferramentas muito melhores. Os professores de hoje têm uma grande vantagem, eles têm poderosas ferramentas de aprendizado à sua disposição que não tinham antes. A tecnologia do século 21 é uma oportunidade para os estudantes adquirirem mais conhecimento.

Por fim, o educador do século 21 deve usar estratégias de ensino para garantir que o foco na educação seja preparar as crianças de hoje para o futuro de onde elas viverão e onde trabalharão, não para o mundo atual.

Você se considera um professor do século XXI? Gostaria de acrescentar mais características ao perfil do Professor do século XXI? Por favor, sinta-se livre para compartilhar seus pensamentos conosco abaixo.