top of page
  • Foto do escritorMundo4D

Educação híbrida: o que é isso?

Atualizado: 9 de set. de 2019


Mencione a palavra híbrido, e a primeira coisa que pode vir à mente das pessoas é um veículo que funciona com uma combinação de gás e eletricidade. No entanto, para aqueles que estão no ensino superior, a palavra ‘híbrido’ traz à mente algo totalmente diferente - o conceito de educação híbrida.


A educação híbrida, ou cursos híbridos, referem-se a aulas em que há uma combinação cuidadosamente planejada de instrução em sala de aula tradicional e atividades de aprendizado on-line. Em outras palavras, as aulas híbridas combinam o melhor dos dois estilos de instrução. Os alunos são capazes de estabelecer uma conexão significativa com seus professores, bem como com outros alunos, e ainda não precisam mais deslocar-se regularmente ao campus para participar de cursos, porque a maior parte do curso pode ser completada na Internet.


Benefícios da educação híbrida


Embora existam alguns estudiosos que se posicionem contra a "hibridização" da aprendizagem, há, de fato, várias vantagens da instrução híbrida; em principal propiciar uma educação de qualidade ao maior número de pessoas.  Se tratando dos benefícios educacionais mais importantes, são como os cursos híbridos ajudam a melhorar a escrita e as habilidades com computadores. Além disso, as aulas híbridas também incentivam a aprendizagem autodirigida, o gerenciamento do tempo, a resolução de problemas e as habilidades de pensamento crítico daqueles que participam dos programas. No entanto, embora esses benefícios adicionais sejam certamente importantes, resta uma dúvida: a educação híbrida permite um conhecimento maior do assunto do que os cursos estritamente online ou a instrução tradicional em sala de aula?


Embora ainda seja relativamente novo, muitos instrutores estão relatando um bom sucesso com cursos híbridos, e eis o porquê: os alunos precisam fazer mais trabalhos sozinhos - e esse tipo de "aprendizado ativo" resulta em melhor desempenho de teste e conhecimento do assunto. Além disso, os alunos em programas híbridos são mais propensos a participar de discussões em grupo e colaborar on-line com outros alunos porque não há apenas uma ampla oportunidade para preparar uma resposta, mas também porque eles não estão falando fisicamente diante de um grupo. Na verdade, os participantes da classe híbrida tendem a ser mais extrovertidos e receptivos porque estão "falando" on-line e em sala de aula.


Como efetivamente acontece a educação híbrida?


Pode ser inserida de diversas maneiras, dependendo do contexto. Abaixo estão dois exemplos de como ela pode ser utilizada.


Flipped: “Invertendo a sala de aula” é um conceito pedagógico que substitui o formato padrão de aulas por uma oportunidade de explorar conceitos e revisar materiais fora da sala de aula. Isso pode acontecer de várias formas, mas a premissa subjacente é que os alunos revisam as informações fora da sala de aula e, em vez de simplesmente receberem informações do professor, vêm preparados para discutir conceitos.


Blended: Sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, entretanto inclui necessariamente situações presenciais, por isso a origem da designação blended, algo misto, combinado.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page