• Thâmillys

03 superpoderes que existem no mundo real

Atualizado: 9 de Set de 2019

Os super-heróis são objeto de fantasia e admiração de milhões de pessoas em todo o mundo. Eles corrigem os erros, protegem os fracos e resgatam a sociedade de inúmeras formas de injustiça e perigo. Há apenas um problema evidente: eles não são reais. Os incríveis feitos realizados por esses defensores são possíveis graças a poderes misteriosos que, infelizmente, são fictícios. Ou não?...


Diversas iniciativas ao redor do mundo têm se inspirado nos poderes dos nossos heróis fictícios para ajudar pessoas com deficiência. Vamos conferir algumas delas?


1. A telecinésia da Feiticeira Escarlate


Wanda Maximoff ficou muito famosa em suas participações em filmes da Marvel, incluindo o Avengers: EndGame. Considerada uma das personagens mais poderosas da Força Tarefa idealizada por Tony Stark, suas habilidades sobrenaturais envolvem o controle da magia do caos e manipulação das probabilidades, além, da telecinésia com a qual movimenta objetos através da mente.

Será que esse superpoder é possível no mundo real?




Apresento para você o Brainsgate! Uma tecnologia para pessoas tetraplégicas, que as possibilita realizar ações comuns do cotidiano como beber água e comer com maior independência.

Com ajuda de uma prótese neuromotora, o Brainsgate faz a conexão entre o cérebro da pessoa e um computador que contém a prótese mecânica. E por meio dos pensamentos, chamados formalmente de impulsos nervosos, a pessoa controla a prótese.



2. A Armadura do Tony Stark



EndGame transformou Tony Stark em um dos mais ovacionados super-heróis da atualidade. O Gênio, milionário, engenheiro nas áreas de mecatrônica, automação, elétrica e computação -Sim, isso tudo! – cria para si um traje capaz de lhe dar os poderes que todo ser humano já desejou ter: capacidade de voar; força extraordinária; e durabilidade.

A versão real do homem de ferro é bem menos destrutiva (ainda bem!), porém, igualmente espetacular! O Hal-5 criado no Japão, é um exoesqueleto construído com o objetivo de proporcionar maior liberdade as pessoas com limitações motoras. Incrível, não é?!


O Projeto teve um grande custo, o que ainda não possibilitou sua produção em grande escala, mas, não resta dúvidas de que seus criadores estão caminhando para isso.




3. Os Scanners ópticos do Visão



Outro herói fictício que foi inserido recentemente a equipe dos Avengers da Marvel Comics é o Visão. Um humanoide com habilidades extraordinárias: Intelecto Nível-Gênio; Força sobre humana; Telepatia, Voo, entre outras. Além destas, o Visão possui Scanners ópticos, que são câmeras especiais em seus olhos, lhe permitindo analisar a matéria ou localizar um ponto fraco em seu oponente.


No mundo real os poderes sobrenaturais baseados no Visão permitem acessibilidade a deficientes visuais. A tecnologia proposta pelo Seeing AI narra o mundo a seu redor. O projeto de pesquisa aproveita o poder da Inteligência Artificial (IA) ​​para descrever pessoas, textos e objetos; permitindo uma maior liberdade na realização de tarefas diárias.


Essas são apenas algumas de inúmeras iniciativas que já tem conquistado espaço e aprimorado o modo de viver de diversas pessoas. A tecnologia está nos aproximando de uma nova realidade, transformando sonhos ao redor do mundo. E você? Que superpoder gostaria de ver se tornando real?


#superherói #tecnologia #inclusão #inclusãodigital

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

© 2019 by Mundo4D

Entre em contato com o Mundo4D!

contato@mundo4d.com.br