top of page
  • Foto do escritorMundo4D

Vamos falar sobre Dislexia

Atualizado: 9 de set. de 2019

O próximo paragrafo é sobre viver a dislexia. Eu quero que você imagine que ao término da leitura eu te farei duas perguntas sobre sua compreensão textual. Você tem um minuto para ler. Começando agora!



A linha de engarrafamento é a mesma, não há nenhum tipo de amargura que lhe dê (isto é, capacidade de leitura específica, etc). De acordo com Oliveira (2003), a incidência é de um em cada cinco filhos, que é de vinte centavos.

Como foi a leitura? Você tropeçou em algumas palavras? Você pulou palavras e ou substituiu por "o que" ou "alguma coisa"? Com base na experiência, vou adivinhar que isso não foi fácil para você. Vou supor que, se eu pedisse para você ler isso na frente de seus colegas, você se sentiria ansioso. Eu também vou adivinhar que se eu pedisse para você me contar o que você aprendeu com o trecho, você não seria capaz de se lembrar de nenhuma informação importante.


Você acabou de experimentar a dislexia por um minuto. Durante esse minuto, a passagem desacelerou e forçou você a pronunciar palavras que não pareciam fazer sentido e não eram familiares. Você sabia que elas não tinham sentido, mas você os lê de qualquer maneira. E quanto a esse fator tempo? Você se sentiu pressionado pelo tempo? Se você estivesse em uma sala de aula cheia de colegas e pedisse que lesse isso em voz alta e fizesse perguntas de compreensão, seu ritmo cardíaco aumentaria? De repente você teria que usar o banheiro? Ou talvez você precisasse ir até a enfermeira com dor de barriga? Isso é dislexia.


Entenda a Dislexia


A dislexia é uma condição vitalícia que dificulta a leitura das pessoas. É o problema de aprendizado mais comum, embora não esteja claro qual a porcentagem de crianças que o possuem. Alguns especialistas acreditam que o número esteja entre 5 e 10 por cento. Outros dizem que até 17 por cento das pessoas mostram sinais de problemas de leitura. A razão para a ampla gama é que os especialistas podem definir a dislexia de maneiras diferentes.


A dislexia é principalmente um problema de leitura precisa e fluente. Crianças com dislexia podem ter problemas para responder perguntas sobre algo que leram. Mas quando é lida para eles, eles podem não ter dificuldade alguma. As pessoas às vezes acreditam que a dislexia é um problema visual. Mas a dislexia não é um problema de visão ou de ver letras na direção errada.


É importante saber que, embora a dislexia cause impacto na aprendizagem, não é um problema de inteligência. As crianças com esse problema são tão inteligentes quanto os que não possuem. Muitas pessoas lutaram contra a dislexia e passaram a ter carreiras de sucesso. Isso inclui uma longa lista de atores, empresários e autoridades políticas. Se seu filho tem dislexia, ele não vai simplesmente superar isso com o tempo. Mas existem apoios, abordagens de ensino e estratégias para ajudá-lo a superar seus desafios.


O site norte americano Geon, desenvolvido por Victor Widell, faz uma simulação de como a dislexia afeta a leitura de algumas pessoas. Se você, como educador ou pai, tem interesse em saber como se sentem as pessoas com dislexia, basta acessar esse link: https://geon.github.io/programming/2016/03/03/dsxyliea.

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page