top of page
  • Foto do escritorMundo4D

Programação é o inglês do século XXI?

Atualizado: 9 de set. de 2019

Muitos tem defendido que , neste século, a linguagem mais importante é a programação.


No século XXI a programação é a bola da vez para que possamos não só interagir, mas criar e aperfeiçoar as máquinas que estarão embutidas em todos os campos e nas mais diferentes atividades.


Temos escutado cada vez mais pessoas dizendo que a programação é o inglês do século XXI. O que será que tanta gente quer dizer com isso?

Primeiramente, vamos pensar sobre a importância que o inglês teve nas últimas décadas. Com a intensificação da globalização, as fronteiras dos países ficaram cada vez mais imperceptíveis. O intercâmbio de culturas, tanto em nossas vidas pessoais como profissionais, cresceu de maneira impressionante.

Nós, brasileiros, ganhamos o mundo. Conhecemos lugares novos, o que antes parecia possível somente para poucos. Os estrangeiros também ganharam o Brasil. Gringos passeando por aí, o que antigamente era tão difícil de presenciar, hoje em dia é muito comum.

Em nossos trabalhos, vira e mexe aparece um cliente lá de fora, ou um colega que veio diretamente de outro escritório para se envolver em um projeto, por exemplo. Sem contar quando os 'exportados' somos nós, para multiplicar uma iniciativa de sucesso ou fazer um treinamento com um especialista internacional.

Por isto o inglês se tornou tão essencial na vida de todos. Em um mundo multicultural, passamos a estar expostos a grupos de línguas nativas completamente diferentes, e nos apoiamos em uma linguagem comum.A forma de nos comunicar e interagir neste novo cenário foi, no caso, o inglês.

Agora, no século XXI, estamos presenciando outra grande transformação, de magnitude similar à globalização: é a revolução digital. Com os avanços tecnológicos que estamos conquistando, fica cada vez mais claro que os programas de computador, apps e robôs vieram para ficar.

Ainda é muito difícil saber de que forma as novas tecnologias vão impactar nosso dia-a-dia, nossos trabalhos e nossas vidas. Mas, sem dúvida, os computadores serão cada vez mais usados para aumentar a eficiência das nossas tarefas, assumindo o posto nas atividades operacionais e repetitivas. Isto significa que nossa interação com as máquinas será transformada, de consumidores para criadores.

Se, no século XX, o inglês era essencial para que pudéssemos interagir em um novo mundo multicultural, no século XXI a programação é a bola da vez para que possamos não só interagir, mas criar e aperfeiçoar as máquinas que estarão embutidas em todos os campos e nas mais diferentes atividades.

E, assim como o inglês, quanto mais cedo a gente entra em contato com a programação, mais natural e intuitiva ela se torna pra gente. Então, se você ainda não começou, tá na hora de se mexer! Não sabe por onde começar? Na internet, você pode encontrar uma série de materiais gratuitos que podem ajudar. Quer um exemplo? Dá uma espiada na Hora do Código, eles possuem conteúdos gratuitos de ótima qualidade para quemquer começar a explorar este mundo.

Agora não tem mais desculpa, hein? Bora programar!

0 comentário
bottom of page