top of page
  • Foto do escritorThâmillys

Tecnologia desde cedo?

Atualizado: 9 de set. de 2019



A tecnologia está em quase todas as partes de nossas vidas, nossas comunidades e lares. É difícil hoje em dia encontrar alguém esperando por um trem ou ônibus que não esteja olhando para o Smartphone. E as crianças estão nascendo e crescendo neste mundo digital. Mas que benefícios a mídia digital tem sobre o aprendizado das crianças?


Benefícios da tecnologia como ferramenta para aprendizagem


A integração efetiva da tecnologia é alcançada quando seu uso suporta objetivos curriculares. Deve apoiar diversos componentes de aprendizagem, como por exemplo: engajamento, comunicação, interação frequente e feedback. Ao olhar para os benefícios de utilizar a tecnologia dentro da sala de aula ou em casa, primeiro devemos analisar o objetivo, a relevância e a natureza do dispositivo, jogo ou aplicativo.

Ela pode ser usada como uma ferramenta para motivar; fornecendo outros caminhos para explorar conceitos e habilidades e ajudar as crianças a desenvolver um entendimento que antes era desafiador.


Dicas para os pais:


  • Defina regras em casa, como limites de tempo usando os dispositivos eletrônicos, e que tipo de conteúdo as crianças podem acessar;

  • Converse com as crianças sobre o que elas gostam de acessar;

  • Incentive-os a se comunicar com amigos em espaços sociais on-line;

  • Ensine as crianças a pensar antes de sair clicando em todas as páginas;

  • Use ferramentas tecnológicas para limitar a quantidade de conteúdo impróprio que eles veem;

  • Discuta os riscos de publicar dados, imagens e vídeos privados nas redes sociais;

  • Seja um bom modelo, tire um tempinho para brincar com os pequenos, demonstrando que o olho no olho ainda é essencial nas nossas vidas.


É fato que as novas tecnologias estão aqui para ficar e continuarão a mudar a forma como fazemos as coisas, particularmente a forma como educamos. Como com qualquer coisa, porém, a moderação é importante e a supervisão de pais e educadores no momento da inserção desses recursos na vida educacional dos pequenos é primordial.

0 comentário
bottom of page