top of page
  • Foto do escritorThâmillys

Trabalho em equipe na sala de aula?

Atualizado: 9 de set. de 2019

Sua sala de aula não precisa ser uma aventura de aprendizado solo; também pode ser um ambiente de aprendizado colaborativo. As atividades em grupo podem apoiar o aprendizado individual, aumentar o envolvimento do aluno e criar amizades entre os alunos da classe que raramente interagem de outra forma. Pesquisas recentes mostram que o processo criativo mais efetivo alterna entre o tempo em grupos, colaboração, interação, conversação e momentos de atividades individuais, onde desenvolvem-se habilidades cognitivas e não cognitivas em seu cérebro.


Então, você deve estar pensando, que estratégias devo utilizar para inserir o trabalho em equipe em minha sala de aula? Abaixo deixamos algumas dicas para facilitar a inclusão de alguns exercícios de trabalho em equipe no seu currículo semanal.


Certifique-se de que todos participem

A participação desigual é talvez a queixa mais frequente sobre os trabalhos em grupo. Ainda assim, é possível realizar práticas para promover a participação igualitária. Uma dessas práticas é definir expectativas claras para o trabalho em grupo, aumentando a responsabilidade entre os participantes e alimentando uma dinâmica produtiva de trabalho em equipe.


Tenha um objetivo definido

A equipe deve ter um objetivo claro. Evite declarações confusas. Objetivos específicos, expressos de forma concisa, contribuem para que todos saibam quando eles forem atingidos.


Escolha atividades desafiadoras

É comum organizarmos a classe em grupos, mas a atividade a ser desenvolvida não requer que o trabalho seja realmente feito em equipe. O primeiro equívoco que cometemos é distribuir uma folha igual para cada aluno e pedir que trabalhem em grupo. A melhor maneira é darmos uma única folha por grupo – assim, em primeiro lugar, será necessário que eles leiam e entendam juntos para que, em seguida, possam pensar coletivamente sobre o problema a ser resolvido, discutir, argumentar e decidir como irão solucioná-lo e registrar os resultados.

É importante frisar que a atividade deve ser realmente desafiadora, ou seja, que possibilite a reflexão sobre a questão proposta. O ideal é que o problema possua diferentes soluções. Desse modo, os estudantes terão mais oportunidades de criar e poderão, ao concluir, confrontar os colegas para conhecer as possibilidades de resolução propostas pelas outras equipes.


Estas são algumas sugestões para que você inclua ou aprimore o trabalho em equipe na sua sala de aula. Como destacamos no início, para que os alunos alcancem uma educação abrangente e completa, o trabalho em equipe integrado em várias frentes é vital. Quanto mais fundamentos de trabalho em equipe forem exibidos, mais oportunidades existem para os alunos aprenderem as habilidades de compromisso e colaboração.

Animação sobre a importância do trabalho em equipe.


Tem mais sugestões ou experiências sobre o assunto? Deixe aqui o seu comentário.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page