top of page
  • Foto do escritorThâmillys

Vamos falar sobre STEAM – Parte I

Atualizado: 9 de set. de 2019



O STEAM (Science; Technology; Engineering; Arts; Math) é uma abordagem educacional para o aprendizado que utiliza a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia, as Artes e a Matemática como pontos de acesso para guiar a investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos alunos. Os resultados finais são estudantes que assumem riscos ponderados, envolvem-se em aprendizado experimental, persistem na solução de problemas, abraçam a colaboração e trabalham através do processo criativo. Estes são os inovadores, educadores, líderes e aprendizes do século XXI!.


Você pode se perguntar: Não era STEM (Science; Technology; Engineering; Math)? Vamos entender um pouco o que tem mudado nesse universo e a importância desta abordagem no ambiente educacional.


STEM vs. STEAM


Com o advento da economia do século XXI o mercado de trabalho tem exigido habilidades em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Assim, tem havido um aumento do investimento em iniciativas STEM nas escolas. Isso inclui (mas não está limitado a):

  1. Fornecer dispositivos móveis para os alunos (às vezes na forma de laboratórios de informática);

  2. Currículo STEM, onde os projetos que usam práticas STEM são incorporados ao plano pedagógico da escola;

  3. Iniciativas de BYOD (bring your own device - traga seu próprio dispositivo);

  4. Dias STEM para incentivar a exploração prática dentro de cada uma das disciplinas oferecidas na escola;

  5. Programas de robótica.


Embora essas iniciativas sejam um começo maravilhoso para a exploração dessas quatro áreas de estudo, o processo crítico de criatividade e inovação está ausente. Alunos em programas STEM podem ter mais oportunidades de aprendizagem experiencial, mas estão limitados apenas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Nosso processo educacional exige muito mais do que uma compreensão dessas áreas - requer aplicação, criação e engenhosidade. O STEM sozinho não promove esses essenciais.


O STEAM é uma forma de aproveitar os benefícios do STEM e completar o pacote, integrando esses princípios nas artes e através delas. A STEAM eleva o STEM para o próximo nível: ela permite que os alunos conectem seu aprendizado nessas áreas críticas, juntamente com práticas artísticas, elementos, princípios de design e padrões para fornecer toda a paleta de aprendizado à sua disposição. O STEAM remove as limitações e as substitui por admiração, crítica, questionamento e inovação.


Que tal começar a aplicar o STEAM em sua sala de aula? Em breve faremos a parte II, trazendo formas de incluir esta abordagem em sua escola, e construir um aprendizado bastante significativo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page