top of page
  • Foto do escritorThâmillys

Quarentena Construtiva: 6 Atividades para fazer em casa com os filhos



Escolas fechadas, aulas online, um novo cenário mundial. Milhares de crianças em casa 24 horas por dia. Como fazer para se adaptar a esse novo quadro? Como faço para manter meus filhos aprendendo mesmo de casa? Como mantê-los ativos e motivados? E agora? Quem poderá nos socorrer?

- Muita calma nessa hora que o Mundo4D vem com algumas sugestões de atividades para você manter os pequenos em constante construção de aprendizado, mesmo de casa! Além disso, a atividade de número 6 que iremos apresentar é uma solução inovadora que irá te proporcionar um momento único com muita diversão!

Vamos conhecer essas atividades? Vem comigo!

1- Memória dos objetos:


Que tal estimular a memória das crianças com um jogo bem divertido, e de quebra fazê-las se movimentar e queimar um pouco de energia? Nesta brincadeira você não precisará gastar nada, apenas utilizar objetos da sua casa.

Como fazer: Escolha um local da casa e mostre às crianças, pedindo bastante atenção. Em seguida, tire-as do local e mude alguns objetos do lugar. Quando as crianças retornarem, peça que mostrem que objetos foram mudados. Vai ser muito divertido! Se você quiser premiá-la, cozinhe juntamente com ela a sua sobremesa favorita, isso renderá muitas risadas e boas lembranças.

2- Quem sou eu?

Um jogo divertido e que ajuda na memória e raciocínio da criançada. Mais um incentivo é que custa R$0!

Como fazer: Nesta brincadeira vocês terão que descobrir quem é quem. Para isso, defina um tema com as crianças: cinema, artistas, escola etc. Cada pessoa vai escrever em um papel um nome sobre o tema escolhido e colar com fita na testa de outra pessoa. Inicia-se então as rodadas para tentar descobrir que nome está colado em sua testa. A regra é: só pode fazer perguntas de sim ou não. Exemplos: Sou homem? Sou famoso (a)? Sou um animal? Sou grande?

A cada sim recebido te dá direito a mais uma pergunta, se receber um não passa a vez para o próximo. Pode ter certeza de que esse jogo renderá muita risada e os farão pensar bastante!

3- Teatro de fantoches ou bonecos


Contação de histórias sempre é uma boa pedida, pois elas estimulam a imaginação das crianças.

Como fazer: Para ficar mais divertido, escondam-se atrás do sofá ou da cama, para que apenas os fantoches, bonecos, ou luvas apareçam. Você pode começar para incentivar as crianças e em seguida solicitar que elas também narrem suas histórias. O que acha de cada pessoa criar seu fantoche? Utilize tubos de papel toalha, luvas, meias, caixas e até desenhos em papel.

Técnicas de narração podem ajudar também: mudar o tom de voz, fazer perguntas para a criança durante a contação, utilizar um enredo familiar a ela. Prontinho, agora é só deixar a imaginação te guiar!

4- Google em 360º

E se fosse possível visitar o coliseu romano, museus em Amsterdã e localizar a estrela Pólux, a mais brilhante da constelação Gemini (tudo isso sem sair de casa e em 3 dimensões!)? As “viagens” imersivas do Google 360º te proporcionam um momento de interatividade, diversão e conhecimento. E o melhor: totalmente gratuito! Basta acessar o site https://artsandculture.google.com/. Nem preciso dizer que os pequenos irão amar!

5- Treinando o inglês com visitas virtuais à zoológicos

Uma possiblidade muito atrativa para agregar conhecimentos, mesmo em casa, é utilizar passeios virtuais a zoológicos do mundo todo. Com isso você incentivará o aprofundamento em arte, cultura e ainda praticará novos idiomas. Existem diversas opções de tours virtuais, entre eles: o Zoológico de Lisboa, o San Diego Zoo, o Cincinnati Zoo, e o Atlanta Zoo.


O Melhor sempre fica para o final, não é mesmo?! Por este motivo agora te apresentaremos a Liga Maker – O primeiro clube de Projetos para crianças do Brasil! Ela oferece projetos com trilhas de Tecnologia Criativa para crianças da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Já imaginou chegar um kit em sua casa, com todo o material necessário para montar projetos incríveis com seu filho (a)?! Melhor ainda, imagina que você terá todo o passo a passo para colocar a mão na massa e se divertir com ele. Tudo isso é possível através da Liga Maker, com ela, centenas de crianças do Brasil já estão engajadas, obtendo uma quarentena mais construtiva!

Como fazer: Entre no site da Liga Maker e se cadastre para receber os projetos onde você estiver!

Divirtam-se nas atividades, lavem às mãos com bastante atenção e mantenham-se sempre unidos! Juntos passaremos por esse momento, e conte com o Mundo4D para criar uma quarentena mais construtiva para você e seus filhos!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page